terça-feira, 13 de abril de 2010

Como assim?

Assim como existem materiais condutores elétricos e materiais isolantes elétricos, existe um tipo de material que é um meio termo entre esses dois primeiros. Esse material é o semicondutor, que possui um nível de condutividade entre os extremos de um isolante e um condutor. São usados na indústria eletrônica e os mais comuns são o Germânio (Ge) e o Silício (Si).
Supercondutividade é um fenômeno observado em diversos metais e materiais cerâmicos. Quando esses materiais são resfriados a temperaturas que vão do zero absoluto (0 graus Kelvin, -273°C) à temperatura do nitrogênio líquido (77 K, -196°C), não apresentam resistência elétrica (temperatura crítica) que varia de acordo com o material. As temperaturas críticas são atingidas por meio do resfriamento do material com Hélio ou Nitrogênio líquidos. As aplicações são várias, como construção de bobinas com fios supercondutores, que possibilitam gerar campos magnéticos intensos, os quais seriam impraticáveis se fossem utilizados fios comuns, como exemplo, fios de cobre. Essas bobinas podem ser usadas na construção de Maglev, trens que levitam; aparelhos de ressonância magnética nuclear, que geram um campo magnético homogêneo na região onde o paciente é colocado e um sensor capta informações que formarão as imagens e, por fim, sensores SQUID (Superconducting Quantum Interference Device), que permitem realizar medidas magnéticas extremamente sensíveis, além de suas diversas aplicações no ramo da Física.

Um comentário:

  1. Muito interessante este post. Muita gente estuda mas não sabe para que serve os supercondutores. Ficou muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir